Organize seus posts!
- Posted by VisageDigital
- On 01/26/2017
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- facebook, instagram, mídias sociais, redes sociais, web marketing
A gente sabe que tudo que é feito com planejamento tem mais chance de dar certo, não é mesmo?
Com as Mídias Sociais não é diferente. Quanto maior for sua organização e antecipação dos conteúdos, melhor será seu desempenho.
Essa prática é boa para todos os envolvidos no processo: você que gerencia as Mídias Sociais, pois terá mais tempo para pesquisar o conteúdo do post, desenvolver o texto, criar a arte (ou enviar com antecedência para uma agência criar) e revisar; é melhor para o cliente também que receberá um post bem estruturado, poderá fazer correções com calma, e terá mais segurança no seu trabalho.
Minha dica: faça no mínimo a programação semanal do posts com uma antecedência de também uma semana. Converse com o cliente na semana anterior, defina os temas que serão abordados, e você terá mais tempo para trabalhar. Se conseguir fazer essa prática quinzenal, melhor ainda! Mensal então seria o ideal!
Use uma planilha do Excel, coloque nas colunas a data do post, o tipo de conteúdo (imagem, vídeo, texto), o conteúdo em si (print da imagem, texto completo, etc), qual Mídia será postado e a verba que será investida (quando houver). Claro que este é somente um exemplo, você pode customizar a planilha da forma que mais facilitar seu trabalho.
Sabemos da correria do dia a dia do cliente e das agências. Sei que parece quase “um sonho” ter essa programação antecipada. Mas é importante! Se você entender a eficácia dessa prática, fica fácil explicar para o cliente a importância desse planejamento, e certamente ele irá atendê-lo.
É claro que demandas “surpresas” surgem, e vão continuar existindo. Um tema que surge repentinamente de algum evento social, econômico, religioso, político, esportivo, etc. que case com o negócio do seu cliente não deve ser deixado de lado só porque não foi programado. Não é assim também! Mídia Social é acima de tudo flexibilidade. Você tem que estar antenado no que acontece no mundo e ter sensibilidade para saber que alguns acontecimentos são oportunidades únicas.
Os memes da Internet são um exemplo. Se o tom adotado para a Mídia Social do seu cliente permite um toque de humor, se tiver uma pegada mais descolada, mirar numa oportunidade dessas que surgem do dia pra noite, que case com o que a empresa oferece, é uma boa!
Porém, esse post repentino não deve ser sua prática diária de trabalho. São exceções. Você deve ter em mente que: quanto maior controle você tiver do que você irá postar, melhor será seu resultado. Lembre-se: a Mídia Social não é para aventureiros!
OM SHANTI!
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